Iyengar Yoga

Iyengar Yoga considera que as pessoas têm corpos diferentes, com variados pontos fortes e fracos, bem como necessidades particulares. Esta prática de Yoga preza pela precisão, alinhamento e conhecimento correto do corpo, o que permitirá seu desenvolvimento harmônico e ganhos além da estrutura física.

Nesta prática é feito o uso de acessórios no ensino das posturas (asanas), trabalhando o alongamento, força e amplitude de movimentos de forma segura e eficaz.

Os professores do Origem 9, seguindo a metodologia Iyengar de Yoga, buscam se aprofundar no conhecimento dos asanas e na individualização dos ajustes de cada postura para cada aluno. Assim, é possível potencializar os benefícios de forma coerente com as necessidades individuais de cada um.

Nosso objetivo é oferecer aos praticantes uma imersão nas técnicas e na filosofia do Yoga, desenvolvendo a conscientização corporal, condicionamento físico, resistência, força, flexibilidade, melhora na postura e respiração. Esta é uma proposta de desenvolvimento físico integral, voltada para ganhos de saúde e vitalidade que vão além do corpo, os quais se refletem na concentração, disposição, sono e serenidade, ou seja, seu bem-estar.

A nossa proposta é que o aluno progressivamente desenvolva por meio do corpo sua atenção, reflexão, observação interna, força de vontade e a concentração. Esta prática é para que se vá por meio do corpo físico para além do físico.

Iyengar Yoga quer despertar a inteligência do corpo.

"O Yoga é para todos. Ninguém é velho demais, rígido demais, demasiado gordo, magro ou cansado. Um professor de Iyengar Yoga pode orientar alunos de todas as idades e condições físicas para uma experiência de Yoga segura, acessível e gratificante. Os professores de Iyengar Yoga modificam a forma dos asanas clássicos (posturas do Yoga) para os alunos, com a utilização de acessórios- como blocos, cobertores e cintos. Os acessórios permitem uma penetração mais profunda na postura, bem como uma permanência mais longa. Os professores concebem sequências de asanas, que constroem habilidades e compreensão da postura corporal. Os alunos são incentivados a desenvolver sua própria prática de casa; sem uma, o estudo do Yoga é incompleto."
Iyengar Yoga National Association of the United States

BKS Iyengar

BKS Iyengar

Yogacharya B.K.S. Iyengar com suas práticas intelectuais e espirituais desenvolveu técnicas que podem ser utilizadas por todos os praticantes de Yoga. Ele, portanto, tornou possível aos praticantes experimentar a sabedoria do Yoga Sutras através da prática.

B.K.S. Iyengar nasceu em uma família pobre na Índia. Ao longo de sua infância, ele lutou contra malária, tuberculose, febre tifóide e desnutrição.

Em 1934, Sri Krishnamacharya (seu cunhado) chamou Iyengar (com 15 anos) para Mysore, de modo a melhorar a sua saúde através da prática de Yoga. Lá Iyengar iniciou sua prática de asanas, que trouxe grande melhora a sua saúde. Com 18 anos, Iyengar foi enviado por Krishnamacharya para Pune para difundir o ensino de Yoga.

No início Krishnamacharya previu que o adolescente doentio, de corpo rigido, não seria bem sucedido no Yoga, o que mais tarde veio a ser totalmente negado, por meio de sua disciplina e esforço.

http://www.bksiyengar.com